FACE DOCTOR

BLOG

Descubra qual o melhor tratamento para Melasma

Todas as condições de pele causam preocupações sobre sua gravidade, tratamentos e causas, além dos impactos negativos na autoestima e confiança dos pacientes. Entre eles, um dos problemas que causam mais dúvidas e receios é o Melasma.

Por isso, aqui você vai saber mais sobre o que é essa condição, quais são os sintomas, causas e melhores tratamentos!

O que é o Melasma?

Melasma é uma condição da pele que causa o surgimento de manchas escuras ou acastanhadas, especialmente em áreas com grande exposição ao sol, como na região no rosto. É mais comum em mulheres, especialmente durante a gestação ou quando elas estão recorrendo a contraceptivos hormonais.

Apesar de surgir com maior frequência no rosto, essa condição também pode aparecer em outras regiões, como pescoços e braços. 

mulher-com-melasma

Existem três tipos principais de Melasma:

Melasma epidérmico: As manchas são mais superficiais e estão localizadas na camada externa da pele, conhecida como epiderme. Costumam ser mais escuras e bem definidas. 

Dessa forma, o melasma epidérmico responde bem ao tratamento e é mais comum em pessoas com tons de pele mais claros.

Melasma dérmico: Neste tipo de melasma, as manchas são localizadas na camada mais profunda da pele, conhecida como derme. Essas manchas são menos definidas e apresentam uma cor acinzentada ou marrom mais clara. 

Assim, por estar mais enraizado na pele, o melasma apresenta mais desafios no tratamento.

Melasma misto: Como o nome sugere, o melasma misto é uma combinação dos tipos epidérmico e dérmico, apresentando manchas em ambas as camadas da pele, com aparência variada.

Por isso, o melasma misto exige um tratamento que atue nas 2 camadas da pele.

Ou seja, os tipos de Melasma permitem descrever a localização das manchas na pele e ajudar a identificar o tratamento adequado. Tanto o diagnóstico quanto a indicação dos tratamentos (veja alguns logo abaixo) devem ser feitos por um dermatologista.

Quais as principais causas?

Foto grátis fechar a textura da pele da jovem mulher

O Melasma é uma condição que surge por conta da produção excessiva de pigmento (melanina) pelas células produtoras de cor da pele, chamadas melanócitos, porém não são totalmente compreendidas.

Sendo assim, existem alguns fatores que contribuem para o surgimento dessa condição:

Exposição solar

Como na maioria das condições de pele, a exposição à luz solar é um fator determinante para o surgimento ou agravamento do melasma. Assim, a radiação ultravioleta do sol estimula os melanócitos, levando à produção aumentada de melanina. 

Questões hormonais

Algumas mudanças hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou o uso de contraceptivos hormonais e terapia de reposição hormonal, podem desempenhar um papel no desenvolvimento dessa condição.

Predisposição genética

Alguns estudos sugerem que certas pessoas têm uma predisposição genética ao melasma, especialmente de grupos étnicos com tons mais escuros de pele, como negros, hispânicos, árabes e asiáticos, tornando algumas pessoas dessas etnias mais suscetíveis à condição.

Uso de produtos cosméticos e irritantes

Mesmo o uso de alguns cosméticos na pele pode desencadear ou agravar essa condição em algumas pessoas. Isso inclui produtos que contenham fragrâncias ou certos ingredientes que podem causar irritação na pele.

Como dissemos no início deste tópico, esse é um problema é complexo e tanto o seu surgimento como agravamento podem decorrer de várias causas. 

Por isso, é fundamental a consulta com o especialista, não só para entender qual o tipo de Melasma o paciente apresenta, mas para entender as causas que levaram ao surgimento da condição e indicar o tratamento correto.

Conheça os tratamentos da Face Doctor

mulher-sem-melasma-olhando-no-espelho

Apesar de ser uma condição com causa desconhecida, o Melasma tem tratamento!

Como se trata de um problema que se manifesta de várias formas e com vários tipos e possíveis causas, existem alguns tratamentos que se encaixam melhor para cada situação.

Confira os tratamentos disponíveis na Face Doctor:

CLAREAMENTO DE MELASMA

O clareamento de melasma é um procedimento estético cujo objetivo é reduzir ou eliminar as manchas escuras na pele causadas pelo melasma, de forma indolor e sem tempo de recuperação. 

Sendo assim, o tratamento consiste na aplicação de despigmentantes de forma intradérmica ou microagulhada. Já o número de sessões necessárias pode variar de acordo com a gravidade do melasma.

LAVIEEN

Um tratamento que utiliza um sistema de laser fracionado desenvolvido para tratar, restaurar e rejuvenescer a pele, tratando e prevenindo os principais problemas da epiderme, como manchas, melasma, marcas de acne, poros dilatados, melhorando sua textura e hidratação.

PEELING

Procedimento que promove a renovação celular da pele, removendo células mortas e melhorando a textura e a aparência da pele. Assim, o peeling consiste na aplicação de um produto ou técnica que irá remover as camadas superficiais da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.

Dessa forma, o peeling age na redução de manchas, acne e rugas finas, deixando a pele com um aspecto mais saudável e jovem.

Conte com a Face Doctor para os melhores procedimentos estéticos

Então, se você quer se livrar do Melasma ou outras manchas e deixar a sua pele renovada, conheça os procedimentos da Face Doctor!

Nossa equipe é treinada para oferecer tratamentos com tecnologia, com os melhores equipamentos e fórmulas exclusivas.

Melhore sua autoestima e confiança com a Face Doctor, agende sua avaliação gratuita!