FACE DOCTOR

BLOG

PEIM para Microvasos: o que é, como é feito, benefícios e qual a melhor clínica

Os microvasos expostos na superfície da pele podem ser um problema estético que causa muita dor de cabeça para mulheres, especialmente em relação a como eliminá-los, já que a maioria desses procedimentos são cirúrgicos e trazem certas dificuldades de recuperação, além de muito medo.

Por isso, existe o PEIM – Procedimento Estético Injetável por Microagulhamento – para Microvasos, uma técnica não invasiva que traz ótimos resultados, poucos efeitos colaterais e um tempo mínimo de recuperação para a paciente. 

Então, nesse post, vamos falar tudo sobre esse procedimento, sua realização, os benefícios e resultados esperados, e como escolher o lugar certo para fazer!

O que é o PEIM?

Para começar, precisamos explicar bem o que é o PEIM. Trata-se da sigla para Procedimento Estético Injetável por Microagulhamento, sendo uma técnica utilizada para tratar problemas relacionados a microvasos sanguíneos visíveis na pele, como vasos sanguíneos dilatados e pequenas varizes.

Ou seja, o PEIM é um procedimento não-cirúrgico que trata os microvasos visíveis – também conhecidos como telangiectasias – de forma rápida e com pouco tempo de recuperação, além de ser feito em poucas sessões.

O que são as telangiectasias e como surgem?

As telangiectasias são vasos sanguíneos pequenos e dilatados que se tornam visíveis sob a pele, geralmente na forma de linhas finas, manchas vermelhas ou azuladas, ou redes de vasos capilares visíveis. 

Ou seja, são os famosos “vasinhos” ou “aranhas vasculares” devido à sua aparência semelhante a uma teia de aranha. 

As telangiectasias são uma forma de anormalidade vascular superficial que não necessariamente indicam um problema de saúde, e podem surgir em diversas partes do corpo, mas especialmente nas pernas e no rosto.

agende sua avaliação na face doctor

Principais causas

O surgimento desses microvasos dilatados é comum, principalmente em mulheres, e pode ter uma série de motivos. Alguns dos principais são:

Predisposição Genética

Esse fator desempenha um papel importante no desenvolvimento das telangiectasias, ou seja, se é algo comum em outros membros da família, existe uma grande possibilidade de desenvolvê-las.

Envelhecimento

Como falamos, o surgimento desses microvasos dilatados é um processo natural, e à medida que envelhecemos, a elasticidade dos vasos sanguíneos diminui, fazendo com que eles fiquem mais propensos a essa dilatação e, consequentemente, à formação de telangiectasias.

Exposição ao sol

A exposição prolongada ao sol, especialmente quando feita sem a proteção adequada, pode trazer uma série de problemas à pele e para a saúde em geral, incluindo a dilatação dos vasos sanguíneos. 

Gravidez

Durante a gestação, as alterações hormonais e o aumento da pressão nas veias podem contribuir para o desenvolvimento de telangiectasias, especialmente na região das pernas e do abdômen.

Outras condições

Além disso, existem outras condições que contribuem para o surgimento das telangiectasias, como:

  • Médicas – Rosácea, síndrome de Klippel-Trenaunay, síndrome de Osler-Weber-Rendu (telangiectasia hemorrágica hereditária), entre outros.
  • Uso de medicamentos, como corticosteroides tópicos, por exemplo.
  • Hábitos não saudáveis – Tabagismo, obesidade, sedentarismo.

Como o PEIM é feito?

Como você viu, os microvasos dilatados não representam por si um problema de saúde, mas podem trazer problemas à autoestima, pois esses vasos ficam muito aparentes. Por isso, o PEIM surge como uma alternativa para quem quer se livrar dessa condição.

Confira agora como ele é feito:

  • Avaliação prévia: Claro que antes de qualquer coisa é necessário que um profissional avalie a possibilidade de tratamento dos microvasos, assim como é considerado o histórico médico do paciente, etc.
  • Preparação da pele: A área a ser tratada é limpa e desinfetada para receber a inserção da agulha.
  • Aplicação da substância: As microagulhas são inseridas suavemente na pele, permitindo que as substâncias medicamentosas penetrem nos microvasos afetados, sendo posteriormente eliminados pelo organismo. 
  • Compressão: Após a injeção, costuma-se aplicar pressão na área tratada para comprimir os vasos sanguíneos e evitar o retorno do sangue.

Quais são as contraindicações do PEIM?

Pernas sem microvasos e limpas após o PEIM

Como falamos, antes de tudo é necessária uma consulta médica para analisar o histórico e possíveis impedimentos do paciente para a realização do procedimento. Algumas contraindicações possíveis são:

  • Alergia ou sensibilidade à substância medicamentosa.
  • Gestantes e lactantes.
  • Problemas graves de circulação.
  • Pacientes com infecções ativas.
  • Doenças de pele.
  • Problemas de saúde variados como histórico de trombose, insuficiência venosa profunda, histórico de reações alérgicas ou outros problemas de saúde geral.

Lembre-se que, apesar de ser um procedimento não-invasivo, o PEIM deve ser realizado por especialistas, e apenas depois de uma consulta médica.

Quais são as vantagens e resultados do PEIM?

As principais vantagens do PEIM para o paciente são:

Pouco invasivo

O PEIM é um procedimento minimamente invasivo, ou seja, sem a necessidade de cirurgia, e com menos trauma para os tecidos. 

Realizado em clínica médica

Por se tratar de um procedimento pouco invasivo, o PEIM pode ser realizado em um consultório médico ou clínica, sem a necessidade de internação hospitalar.

Rápida recuperação

Apesar de alguns cuidados necessários após o procedimento, a recuperação costuma ser rápida e pouco restritiva – geralmente evitando atividades físicas intensas e exposição ao sol nos dias seguintes ao procedimento.

Resultados

O PEIM é um procedimento muito eficaz no tratamento de telangiectasias trazendo:

  • Melhoria da aparência da pele.
  • Resultados graduais, mas que surgem naturalmente.
  • Aumento da autoestima.
  • Poucas sessões – dependendo do caso.
  • Melhoria da circulação sanguínea na área tratada.
  • Pele rejuvenescida.

Os resultados vão depender de um caso para outro, e é possível ser necessário a realização de múltiplas sessões para obter os resultados desejados. 

Busque os melhores profissionais para fazer o PEIM

Como você viu ao longo desse post, apesar de ser um procedimento mais simples e não-invasivo, ainda é fundamental que todo o PEIM – desde as consultas iniciais até o procedimento em si – seja feito por especialistas em saúde e estética.

Face Doctor possui experiência e know-how em mais de 60 procedimentos estéticos corporais e faciais, além de oferecer toda a estrutura de equipamentos e produtos para garantir o melhor atendimento aos nossos clientes.

Temos mais de 140 unidades em todo o Brasil, e que tal aproveitar e agendar uma avaliação na mais próxima agora mesmo pelo WhatsApp? Clique aqui e agende uma avaliação gratuita com a nossa equipe.