Um dos principais elementos é a possibilidade de identificar os consumidores específicos do negócio com mais facilidade e assertividade
Antes de mais nada, é fundamental dizer que a segmentação de mercado é uma técnica que auxilia as empresas de beleza, especialmente as franquias, a direcionarem melhor suas estratégias e investimentos, resultando em maior sucesso no mercado.
Ao segmentar o mercado, podemos identificar grupos de consumidores com características, necessidades e expectativas similares, possibilitando a personalização dos produtos e serviços oferecidos.
Por exemplo, um grupo de consumidores pode ter interesse em produtos de beleza orgânicos e veganos, enquanto outro pode ter como prioridade a última tendência em preenchimento labial.
Entender essas diferenças é crucial para criar uma estratégia de marketing eficaz e escolher quais produtos desenvolver ou quais serviços oferecer.
Segmentação vencendo a competitividade
A segmentação no nicho de beleza permite que as empresas possam encontrar nichos ainda não explorados, aumentando as chances de conquistar novos clientes.
Além disso, a segmentação também ajuda a entender melhor o potencial de cada nicho, possibilitando a alocação adequada de recursos, evitando desperdícios e maximizando o retorno sobre o investimento.
Vale lembrar que a segmentação de mercado deve ser feita com base em dados concretos, como pesquisas e estudos de mercado, e não apenas em suposições ou achismos.
Somente desta forma, será possível entender, realmente, as necessidades dos consumidores e criar soluções que atendam suas demandas.
Sendo assim, e com uma segmentação bem-feita, investir em beleza se torna muito mais assertivo, atraindo mais clientes e garantindo o sucesso no mercado.
E este é um dos grandes trunfos da Face Doctor, que fez a rede passar de 130 unidades por todo o Brasil e faturamento acima de R$ 2,5 milhões.
A rede arquitetou sua estrutura no formato premium, oferecendo dois modelos de negócios, que se diferenciam pela localização:
– um para salas comerciais;
– e a outro, tradicional, para shoppings, loja de rua e galerias.
Portanto, este aspecto, especificamente, é uma forma da Face Doctor segmentar o nicho e atrair clientes mais propensos ao consumo, com forte poder de fidelização.
Explorando todas as potencialidades da segmentação de mercado e do marketing atraímos consumidores mais alinhados com a marca.
Desta forma, nossos franqueados também ganham e recebem um público fidelizado. Isso faz com que sejamos tão seguros e lucrativos.
Nelson Lins
Fundador e CEO Face Doctor Franchise, rede estética de rejuvenescimento facial e corporal