As franquias de Saúde, Beleza e bem-estar obtiveram crescimento de 21,5%, no ano passado, abrindo possibilidades de investimentos
Segundo dados mais recentes da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgados no relatório de desempenho do Franchising, o setor de franquias teve um faturamento de mais de R$ 211 bilhões em 2022, com crescimento de 14,3%, se comparado a 2021.
Neste contexto, o nicho de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve destaque, conquistando o segundo maior incremento do setor, com 21,5% de aumento na receita, que se deu pela mudança nos hábitos das pessoas e à profissionalização do setor.
E estes números podem se tornar ainda mais expressivos, já que a entidade projetou um crescimento no faturamento do setor entre 9,5% e 12% para 2023.
Segmento de beleza cada vez mais em alta
O nicho de beleza vem se destacando cada vez mais no mercado brasileiro, apresentando um grande potencial de crescimento e oportunidades de investimento em franquias.
Além dos dados já citados, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), registrou um crescimento de 14,1% no primeiro bimestre de 2023, no segmento de beleza e cuidados pessoais.
Isso comprova a mudança de comportamento dos consumidores, na busca da melhoria da aparência e do bem-estar.
Cada vez mais, as pessoas estão em busca de produtos e serviços que as ajudem a se sentir melhor consigo mesmas e a melhorar sua autoestima.
Além disso, a diversificação dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas do ramo, aliada ao surgimento de novas tecnologias e tendências, tem atraído cada vez mais clientes.
Cenário promissor para investidores
Com esse cenário promissor, as franquias de beleza têm expandido em todo o País.
Desde salões de beleza até clínicas de estética, passando por lojas de produtos cosméticos, há uma grande variedade de modelos de negócio disponíveis para os investidores interessados no setor.
Investir em uma franquia de beleza pode trazer diversas vantagens para os empreendedores.
Em primeiro lugar, as franquias já consolidadas no mercado costumam ter uma marca forte e reconhecida pelos consumidores, o que pode ajudar a atrair clientes desde o início.
Além disso, as franquias oferecem suporte e treinamento aos franqueados, o que pode ser especialmente importante para quem não tem experiência no setor.
Outra vantagem é a possibilidade de participar de negociações em escala, resultando em preços mais competitivos para os produtos e serviços oferecidos.
A escolha certa
No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher a franquia em que deseja investir.
É importante pesquisar bem a marca, verificar sua reputação no mercado, as condições do contrato de franquia e COF (Circular de Oferta de Franquia), os valores envolvidos e a rentabilidade do negócio, por exemplo.
Também, é fundamental avaliar o potencial de demanda para os serviços e produtos oferecidos pela franquia, a localização do negócio e a concorrência na região.
Além disso, é importante estar atento às tendências do segmento, que está em constante evolução.
Novas tecnologias, tratamentos e produtos surgem a todo momento e é preciso ficar atualizado para oferecer o que há de mais moderno e eficiente aos clientes.
Por isso, as franquias que investem em inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços tendem a se destacar no mercado.
O crescimento do nicho de beleza e a diversificação das opções de investimento em franquias têm atraído cada vez mais empreendedores interessados em iniciar ou expandir seus negócios na área.
Por tanto, é importante lembrar que o sucesso no setor depende não apenas do investimento financeiro, mas, também, da dedicação e do comprometimento dos empreendedores em oferecer um serviço de qualidade e estar atualizado com as tendências do mercado.
Com planejamento, pesquisa e empenho, é possível investir em uma franquia de beleza e aproveitar as oportunidades de crescimento desse setor em ascensão.
Nelson Lins
Fundador e CEO Face Doctor Franchise, rede estética de rejuvenescimento facial e corporal